quinta-feira, fevereiro 16, 2006

Avaliação em Educação a Distância (EaD)

Num mundo educacional, corporativo e variado como o de hoje, o ser humano tem à sua disposição toda uma panóplia de escolhas no que diz respeito à educação. Talvez por isso a educação viva hoje este antagonismo: por um lado todos procuram a educação, por outro lado muitos criticam-na. Cabe às instituições que oferecem a educação melhorar a qualidade do seu sistema de ensino.

Dentro da perspectiva educacional, a avaliação é uma das formas de se verificar a qualidade da educação, não só a dos alunos como também das instituições de ensino. Ela permite não só obter respostas sobre o sistema criado, como também saber quais os passos a dar com vista a inovar o mesmo. A avaliação é, pois, um sistema contínuo de verificação, que proporciona apoio e contribui para a obtenção de resultados.

No caso de EaD, a avaliação é feita de forma: sistemática, formativa e contínua. Em qualquer uma delas, temos o acompanhamento, quase constante, dos alunos por parte de um professor ou monitor. O objectivo é verificar os dados obtidos e permitir o melhoramento deste, quer pelos testes realizados, quer por testes diagnósticos, entre outros. Assim, a avaliação é uma das formas de regulação no processo de ensino aprendizagem.

Em termos de avaliação em si, temos: a avaliação presencial e a avaliação a distância. Sobretudo no primeiro caso, temos provas com tempo, espaço e situação delimitados, sob supervisão de um representante da instituição. A situação é igual para todos os alunos. No segundo caso, o aluno tem mais liberdade para fazer as actividades mas tem datas para a sua entrega, que pode entregar por correio, email, … Temos também a avaliação da performance dia-a-dia, resolução de exercícios, trabalhos individuais e de grupos, fóruns, anotações.

Um outro tipo de avaliação é a auto-avaliação. O aluno deve exercer, com frequência, uma aprendizagem reflexiva sobre si mesmo a fim de desenvolver uma autonomia crítica sobre o seu próprio trabalho. O modo como o estudante realiza esta tarefa (organizar, estruturar e utilizar a informação) é um factor primordial na avaliação em EaD e o papel do professor, na sua orientação, é fundamental. Para além disso, o professor tem uma função de motivação dos alunos.

Dada a grande quantidade de alunos, o professor e a instituição devem adaptar-se para resolver os problemas e dificuldades dos alunos que surjam ao longo do curso.

Assim, parte da avaliação é feita à distância e parte é presencial. Os processos de avaliação devem ser interactivos, de tal maneira que o estudante tenha acesso imediato aos resultados da avaliação e conselhos por parte do tutor.

Referências:

URL:

http://studente.dei.uc.pt/~pandrade/sf/texto.htm consultado em 14-02-2006

URL:

http://www.educoas.org/portal/pt/tema/editorial/ags02r.aspx?culture=pt&navid=71
consultado em 14-02-2006

URL:
http://www.abed.org.br/congresso2005/por/minicursos/minicurso02.htm consultado em 14-02-2006

URL:
http://www.microsoft.com/brasil/educacao/parceiro/lenise.mspx consultado em 14-02-2006

1 Comentários:

Blogger Prof. Tomé Torres disse...

Sintese muito bem conseguida, apesar da temática ser muito discutivel. Há autores que referem que a avaliação em EAD não é possível de uma forma séria.

sexta-feira, 24 fevereiro, 2006  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial