domingo, outubro 22, 2006

Encontro sobre Webquest - breve descrição

O encontro foi, do meu ponto de vista, um sucesso!
Após uma breve introdução ao encontro por parte da "mesa", Bernie Dodge - da Universidade de San Diego dos EUA - (considerado o "pai" da Webquest) discursou para um anfiteatro cheio de curiosos sobre esta temática emergente da Webquest.
Com um discurso claro, sempre em inglês (quem não sabia inglês teve um aparelho para ouvir a tradução de um tradutor), Bernie Dodge optou por dividir por fases a experiência que tem em Webquests, começando em 1995, altura em que foi criada para um grupo de alunos, até ao formato que esta já apresenta nos nossos dias e que continua a ser reformulada. Definindo-a como uma simples e boa forma de ensinar usando a Web, a Webquest vive em conceitos como "decidir", "design", "criar", "analisar", "predizer", "aplicar", "explicação", ao invés da escola tradicionalista (que mais caracteriza a nossa sociedade), que vive (mais) em conceitos como "conhecer", "dizer", "recordar".
Além disso, apresentou algumas webquests e a sua evolução e formatos correctos. Nem todas as Webquests são mesmo Webquests ou atingem os objectivos pretendidos numa Webquest.

Para saberes qual o melhor formato para a Webquest segue o seguinte link:
"Link"
(Colocado a 22 de Outubro de 2006 às 10:56 horas)

Para observares Webquests já realizadas segue este link:
"Link"
(Colocado a 22 de Outubro de 2006 às 10:56 horas)

A principal página de Webquest de Bernie Dodge e da Universidade de San Diego é a seguinte:
"Link"
(Colocado a 22 de Outubro de 2006 às 11:01 horas)

Numa pirâmide (desde a base ao topo) com "conhecimento", "compreensão", "aplicação", "análise", "síntese", "avaliação" (topo), a Webquest situa-se em parte da análise, na síntese e na avaliação.

Ao longo do discurso foi possível analisar a evolução e os benefícios para a educação da Webquest. Se bem aplicada, a Webquest não tem praticamente defeitos.

Após o discurso de Bernie Dodge, seguiram-se uma série de comunicações (que também continuou pela tarde fora até às 18:00) de várias pessoas com experiências nesta temática da Webquest nas mais diversas áreas (desde a História à matemática e Ciências bem como formação de professores, entre outras), divididas por 4 salas - orientadas por temas - com moderadores.
Dado que o tempo de discurso das pessoas estava bem orientado pelos moderadores de cada sala, foi possível andar de sala em sala e escutar as apresentações que mais interessavam a cada um.
O inicío da tarde foi dividido em Workshops, às quais as pessoas já se haviam inscrito previamente, sendo estas de temas variados (mas ligados à webquest): blogues, webquests em dreamweaver, em salas de aula (à qual assisti), em wiki, ...

No final do dia, todos se mudaram novamente para o anfiteatro principal, para os discursos finais do dia, uma espécie de síntese do que se havia passado naquele encontro.

Sempre acompanhados por pequenos debates e questões, o encontro traduziu-se num sucesso, com muito boa organização e com a voz e presença de Bernie Dodge que engrandeceu este Encontro de Webquest

3 Comentários:

Blogger Isabel disse...

Muito bom este resumo! Só uma pequena correcção: quando referes os workshops de construção de webquests em vários formatos, um deles é o formato wiki e não wikipedia, que já é um sitio wiki.
Também gostei do Encontro. Deu-me algum alento para a minha tese. E olha que bem preciso, pois ando muito desanimada.
Beijinhos e ainda bem que voltaste a blogar.

terça-feira, 24 outubro, 2006  
Blogger Isabel disse...

ICBhcb

terça-feira, 07 novembro, 2006  
Blogger André Silva disse...

CONSEGUI!!!! Já tenho a password! Eles mandaram-me, mas demorou a chegar. Agora ja a anotei! Username... tudo!

Um abraço! PS: vou ja fazer aquela alteração de que falas.

quarta-feira, 08 novembro, 2006  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial